sábado, 8 de maio de 2010

Resenha ~ Posicionamento sobre a reação à Subcultura Gótica

"P/ mim, LAM tá longe de ser gótico ou qualquer coisa do tipo!

LAM é apenas LAM, não se agarra a rótulo algum!" ("achado" do orkut)



Uhum, claro, longe de ser gótico.
As temáticas nada tem de gótico, como paradoxo amor x morte, o niilismo, e outros.
Olha, eu fico chocada com as bobagens que leio na internet: gente tentando classificar London After Midnight fora do âmbito gótico, e nem ao menos sabem, nem pela beirada, o que é gótico. Vejo tanta idiotice acerca disso, me choco com como todo mundo adora falar sobre os assuntos que não entende, numa tentativa frustrada de ser um auto-didata que não entende o assunto, só tem suas opiniões. Nem ao menos sabem o que é resenha. Para se chegar a qualquer conclusão sobre o assunto, É PRECISO TER LIDO SOBRE ELE PRIMEIRO.


Além da massa de idiotas na rede, os cheios e opinião, mas de pouquíssima cultura, ainda essa problemática de gótico. Quem foi que falou que goticismo é escolha, maneira de fazer coisas? A estética gótica surge naturalmente nas manifestações culturais com determinadas tensões históricas e sociais, e não é fabricada, não está pré-pronta, não é uma fórmula. Roupa preta é gótica? Voz com sintetizador é gótica? Não é nada disso. Por isso se usa o termo subcultura, uma cultura que existe mas não pode ser chamada cultura somente, e somente porque não é algo de um povo, mas ainda é uma reação ao ambiente; é diversa a outras e ocorre dentro das manifestações artísticas e socio-culturais. Os maias não estavam fazendo arte maia porque achavam que arte maia era a mais legal nem nada do tipo; a cultura japonesa não aborda determinados assuntos espirituais da forma como aborda porque alguém foi lá e inventou isso, do nada. Cada situação é uma situação e nada funciona fechado de tudo, existe um conjunto de circunstâncias permeando, sempre.
Os elementos góticos permeiam toda sociedade, visto que é um movimento que sofre tensões do mundo atual, circunstâcias que tem se estabelecido nos acontecimentos históricos já a certo tempo. O decadentismo do goticismo, a busca por coisas consideradas opostas a sociedade de consumo e a superficialidade, o avanço do ateísmo como ideologia, a perda do espiritualismo e o misticismo que é substituído pela tecnologia de produção em massa. Tudo acontecendo aí. A maioria nem dá o devido crédito aos percursores, visto que tantos aspectos do gótico foram embolsados por outros grupos e são usados sem nenhuma distinção e nenhum mascaramento para que se pudessem chamar esses grupos de genuínos, originais. Até mesmo a sociedade de consumo e as empresas usam do termo para seduzir as pessoas que não entendem o que verdadeiramente significa a subcultura, apossando-se do termo gótico para usos comerciais e mais uma vez deturpando seu significado verdadeiro. 
De algum lugar no subconciente coletivo se tirou a idéia de que gótico é trágico e somente isso, mas no fim a maioria das pessoas continuam não fazendo idéia do que estão falando. 


Sinceramente, se não sabe nada do assunto, fica quieto. É assim que as pessoas sábias fazem para não se passarem por idiota. 

domingo, 2 de maio de 2010

...

Relicário confuso entre equinócios e soustícios 
Terceira lateral do triáculo relevada sempre por obtusangúlo
Obtentáculo de obtusólogo retitante de leucocitário
Azedando as entranhas entrelaçadas de grunhidos e sorrisos